INTRODUÇÃO
OBJETIVOS

WE.CON  

 

INSCRIÇÕES

PROGRAMAÇÃO

PALESTRANTES

PARTICIPANTES

CONFERENCIA VIRTUAL

CONFERENCIAS LOCAIS

ORGANIZADORES

APOIADORES

CONSELHO

COMITÊ EXECUTIVO

CONTATO
 

ANTECEDENTES

VIDEO CHANNEL

 

 

PALESTRANTE

Sílvia Maria Pompéia

Tema da Palestra
Labor - Escolas Públicas Renovadas

Sinopse:
A Associação Educacional Labor é uma organização sem fins lucrativos criada em 1991. Ela pesquisa e propõe alternativas, com os educadores, para:

  • um ensino mais estimulante e eficaz, especialmente para alunos em risco de exclusão;

  • um processo de gestão participativa que mobilize a todos para um trabalho articulado, focado nos alunos.

O maior desafio são os alunos que não aprendem na escola. Sairão dela despreparados, sem confiança em si mesmo. Dos que avançam nos estudos, muitos se evadem antes de terminar o ensino básico.

São a maioria!

A escola não cumpre seu papel junto a essa maioria. Como fazer? Se você sonha em mudar essa situação, quem pode ajudar?

A Labor tem feito esse trabalho, identificando causas, inventando com os educadores soluções específicas, propondo processos inovadores. Com muito sucesso. Mas identificou também políticas perversas, problemas estruturais no Sistema de Ensino que contribuem em grande parte para essa situação.

Biodata
Formada em Física, fez Mestrado em Ciência Ambiental pela USP e doutorado em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo.

Trabalhou em vários projetos ligados a políticas públicas, no Brasil e no exterior (Argentina, Espanha e Moçambique), com foco em educação, meio ambiente, planejamento local e processos participativos.

Foi consultora do MEC para os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área de Meio Ambiente.

Atua também no 2º e 3º setores com processos participativos especialmente aplicados à formação de educadores, ao ensino público e à comunicação.

Co-criadora da Proposta Educacional Labor, coordenou vários projetos da Associação Labor, levando também essa proposta a muitos projetos educativos de outras organizações no Brasil e no exterior, com apoio de Fundações como Abrinq, Vitae, Bunge, Kellog, ou agências como PNUD, UNESCO, OMS/OPAS, BID e Banco Mundial. 

Link
www.labor.org.br    labor@labor.org.br     silviapompeia@uol.com.br