INTRODUÇÃO
OBJETIVOS

WE.CON  

 

INSCRIÇÕES

PROGRAMAÇÃO

PALESTRANTES

PARTICIPANTES

CONFERENCIA VIRTUAL

CONFERENCIAS LOCAIS

ORGANIZADORES

APOIADORES

CONSELHO

COMITÊ EXECUTIVO

CONTATO
 

ANTECEDENTES

VIDEO CHANNEL

 

 

PALESTRANTE

Ruy Cezar do Espírito Santo

Tema da Palestra
Desafios na Formação do Educador - Autoconhecimento.

Sinopse:
A palestra buscará superar aquilo que Paulo Freire denominava de “Escola Bancária” , quando através de normas rígidas, centradas muitas vezes em provas e notas, muitas Escolas mantém, ainda hoje , currículos conteudistas e distantes de trazer o aluno à percepção profunda de si mesmo e de seu potencial singular, que traz. Em outras palavras, iniciar o aluno naquilo que Sócrates chamava de “princípio de toda a sabedoria”, que é o “conhece-te a ti mesmo”. Tal nível de ignorância é que vai impedir o principio de individuação, que para Jung é a integração do ego com o self, que é a visão psicológica, para significar o autoconhecimento. Assim o grande “Desafio” hoje na Educação é conduzir o Educador, em primeiro lugar, ao conhecimento de si mesmo, caso contrário será um mero agente da chamada “escola bancária”. É preciso que o Educador perceba que sua melhor aula deverá ter a “sua cara”... Caso contrário estará vivendo uma “persona”, de “professor” como dizia Jung.

Biodata
Graduado em Direito pela USP, com Mestrado em Educação pela PUCSP e doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP. Ministra atualmente aulas na graduação da PUCSP e na FAAP. São aulas de Filosofia da Educação na Pedagogia e na Licenciatura de Artes.  Ministra aulas de Pós-graduação na Faculdade Messiânica, No passado já deu aulas no Colégio Sion, no Rainha da Paz , no Oswald Andrade e na Escola de Serviço Social . Também já minitorou Curso de Pós-Graduação na FIG de Guarulhos.  Tem os seguintes livros publicados:

a- Pedagogia da Transgressão – Editora Ágora – 10ª. Edição 2.011

b-Renascimento do Sagrado na Educação – Editora Vozes -6ª. Edição 2.008

c- Autoconhecimento na Formação do Educador – Editora Ágora -  2.007

d- Historias que Educam – Editora Agora – 2.001 –

e- Desafios na Formação do Educador = Editora Agora – 4ª. Edição – 2.012

Além destes livros tem também publicados capítulos de livros organizados pela Professora Doutora Ivani Fazenda, constantes do link abaixo referido.

Link